O senador Marcelo Castro, presidente do diretório estadual do MDB no Piauí, confirmou o interesse do partido em manter a aliança com o PSD para as eleições de 2026. A parceria, que já foi aplicada nas eleições de 2022, divide as candidaturas a deputados federais para o PSD e as estaduais para o MDB.
Marcelo Castro ressaltou que a continuidade dessa estratégia depende do consenso entre os dois partidos. Segundo ele, é essencial que ambos demonstrem interesse em perpetuar a chamada “fusão cruzada”, que, para o senador, foi positiva no último pleito.
Marcelo Castro falou que fizeram uma aliança na eleição passada em que os candidatos a deputado federal foram todos pelo PSD e os candidatos à deputada estadual foram todos pelo MDB. Se depender do MDB, diz ele como presidente, tenho conversado com os membros do partido, se depender deles manteremos a aliança.
O senador destacou que a ideia segue em discussão entre os membros do MDB. A expectativa é que, com a união consolidada, as siglas possam fortalecer suas bases e garantir uma atuação mais coordenada nas eleições de 2026.