Nesta quinta-feira (15), o ex-presidente Jair Messias Bolsonaro (PL) afirmou que por dúvidas sobre a atual gestão do governo enviou R$800 mil para os Estados Unidos.
A transferência do valor é investigada pela Polícia Federal, que apura se o presidente enviou o dinheiro aos EUA para se prevenir de uma eventual persecução penal. O valor foi transferido em dezembro de 2022.
Bolsonaro gravou um vídeo a seus apoiadores, onde afirma que o valor transferido é de uma de suas contas poupança do Banco do Brasil para o BB Américas. Ainda no vídeo o ex-presidente reafirma sua desconfiança em relação ao governo econômico vigente no Brasil.
“Diz a nossa querida Polícia Federal que o último país do mundo onde um golpista, ditador, enviaria recursos seria os Estados Unidos, porque é um país democrata que respeita tratados, e esses recursos seriam imediatamente bloqueados”, declarou Bolsonaro.
Ainda segundo a PF, os investigados “tinham a expectativa de que ainda havia possibilidade de consumação do golpe de Estado” e estavam cientes dos atos ilícitos cometidos.
“Alguns investigados se evadiram do país, retirando praticamente todos seus recursos aplicados em instituições financeiras nacionais, transferindo-os para os EUA, para se resguardarem de eventual persecução penal instaurada para apurar os ilícitos”, aponta o documento.
Com informações do GP1