• Equipe da Folha Expressa
  • Quem Somos
  • Contato
sexta-feira, março 31, 2023
  • Login
Folha Expressa
Sem Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Geral
  • Esportes
  • Nacional
  • Municípios
Sem Resultado
Ver Todos os Resultados
Folha Expressa
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Geral
  • Esportes
  • Nacional
  • Municípios
Sem Resultado
Ver Todos os Resultados
Folha Expressa
Sem Resultado
Ver Todos os Resultados

OAB-PI quer a revogação da licença que autoriza derrubada de 12 mil hectares para plantio de soja e milho na área da Serra da Capivara

Pedrina Gomes Por Pedrina Gomes
18 de novembro de 2022
em Geral
A A
Share on FacebookShare on Twitter

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Piauí, através da Comissão de Direito Ambiental, solicita ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) a revogação da Autorização de Licenciamento Ambiental (ALA) a um empreendimento de plantação de soja e milho. A empresa deseja realizar o cultivo nas redondezas do Parque Nacional da Serra da Capivara e da Serra das Confusões, o que pode colocar em risco a preservação das unidades ambientais e a vida de animais.

“As atividades a serem desenvolvidas pelo empreendimento requerente são consideradas lesivas ao meio ambiente, revelando-se totalmente incompatível com a preservação dos parques nacionais e, sobretudo, com a vida de animais que podem ser extintos. Temos posicionamento contrário à Autorização de Licenciamento Ambiental (ALA)”, enfatizou através de nota Celso Barros Coelho Neto, presidente da OAB-PI

A Portaria 76, de 11 de março de 2005, do Ministério do Meio Ambiente criou o Mosaico de Unidade de Conservação contemplando o Parque Nacional da Serra da Capivara e o Parque Nacional da Serra das Confusões. Assim como o corredor ecológico no qual está inserido o município de Brejo do Piauí.

“Recentes matérias jornalísticas vêm noticiando que a presidência do ICMBio rejeitou o relatório técnico feito por órgão do próprio ICMBio que recomendava a rejeição da instalação de fazenda para explorar o local. Trata-se de uma área ambiental marcada pela presença de animais como a onça-pintada, além de ter riquezas como pinturas rupestres”, argumentou Rodrigo Castelo Branco, presidente da Comissão de Direito Ambiental da OAB-PI.

DERRUBADA DE DOZE MIL HECTARES

A OAB-PI ressalta ainda que os apicultores da Cooperativa Mel do Sertão e de demais associações apícolas do Território Serra da Capivara, bem como a comunidade científica com atuação e experiência na área, posicionam-se contrários à implementação do empreendimento. Segundo a nota assinada pelo presidente da OAB-PI, está prevista a derrubada da caatinga de doze mil hectares para plantio irrigado de soja e milho em uma área correspondente ao Corredor Ecológico Capivara – Confusões.

“Ressaltamos também que a Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), na qualidade de cogestora do Parque Nacional da Serra da Capivara, com sede na cidade de São Raimundo Nonato e que realiza pesquisas na região desde a década de 1970, emitiu parecer técnico respaldando o posicionamento contrário ao projeto. A fundação afirma que se trata de empreendimento considerado altamente impactante ao patrimônio natural e cultural, totalmente contraditório no que diz respeito aos objetivos dos Parques Nacional e do Corredor Ecológico”, finalizou Celso Barros Coelho Neto.

CompartilharTweetEnviar
Postagem Anterior

Prefeito Murilo Bandeira anuncia Márcia Felipe e Luketta nos festejos de Sigefredo Pacheco (PI)

Próxima Postagem

Obra do Espaço Multieventos que custou mais de R$ 250 mil em Canto do Buriti, está abandonada

Pedrina Gomes

Pedrina Gomes

LEIA TAMBÉM

Geral

Conselheira Federal da OAB Piauí, Isabella Paranaguá é uma das pós-doutoras em Direito mais jovens do país

30 de março de 2023
Geral

Dep. Gessivaldo propõem que empresas sejam obrigadas a justificar crédito negado ao consumidor

30 de março de 2023
Geral

Foi aprovado pela câmara municipal alteração no empréstimo junto ao Banco Francês

29 de março de 2023
Geral

Sem energia elétrica há cinco dias, moradores do interior do estado já não sabem a quem recorrer mais

29 de março de 2023
Geral

Reforma tributária terá regra de transição de 20 anos

28 de março de 2023
Geral

Comissão aprova convite a Flávio Dino para esclarecer decreto de armas

28 de março de 2023
Próxima Postagem

Obra do Espaço Multieventos que custou mais de R$ 250 mil em Canto do Buriti, está abandonada

MAIS LIDAS

  • OAB-PI: pesquisa de boca de urna aponta vitória da Chapa 3 de Celso Barros

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Seguindo a tendência que ocorre em todo Brasil, restando 48 horas para eleição, nova pesquisa aponta Celso Barros favorito com 37,6 % na disputa para OAB-PI

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Justiça condena ex-primeira dama de Novo Santo Antônio PI a pagar dez vezes o salário que recebia na função de secretária de saúde

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Advogada Regiane Machado, esposa do ex-prefeito Marcos Chaves disputará prefeitura de Canto do Buriti em 2024

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Renato Montanha deixa programa Alerta Geral da Band e se coloca disponível para o mercado

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Geral
  • Esportes
  • Nacional
  • Municípios

© 2021 - Folha Expressa | todos os direitos reservados.

Sem Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Geral
  • Esportes
  • Nacional
  • Municípios

© 2021 - Folha Expressa | todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In