• Equipe da Folha Expressa
  • Quem Somos
  • Contato
segunda-feira, abril 6, 2026
  • Login
Folha Expressa
Sem Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Geral
  • Esportes
  • Nacional
  • Municípios
  • Pensar Direito
Sem Resultado
Ver Todos os Resultados
Folha Expressa
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Geral
  • Esportes
  • Nacional
  • Municípios
  • Pensar Direito
Sem Resultado
Ver Todos os Resultados
Folha Expressa
Sem Resultado
Ver Todos os Resultados

Lula quer expulsão de servidor que agrediu mulher e criança no DF

Imagens da agressão circulam nas redes sociais.

Redação Folha Expressa Por Redação Folha Expressa
26 de dezembro de 2025
em Geral
A A
Share on FacebookShare on Twitter

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva determinou, nesta quinta-feira (25), a abertura de processo interno na Controladoria-Geral da União (CGU) para “responsabilização e expulsão” do serviço público federal do servidor do órgão que agrediu uma mulher e uma criança, no Distrito Federal. As imagens da agressão circulam nas redes sociais.

“O combate ao feminicídio e a toda forma de violência contra as mulheres é um compromisso e uma prioridade do meu governo”, escreveu Lula em publicação nas redes sociais, classificando o episódio como uma “agressão covarde” e “inadmissível”.

Para o presidente, é preciso uma resposta firme do poder público.

“Não vamos fechar os olhos aos agressores de mulheres e crianças estejam eles onde estiverem, ocupem as posições que ocuparem. Um servidor público deve ser um exemplo de conduta dentro e fora do local de trabalho”, completou.

Nas últimas semanas, Lula passou a encabeçar uma campanha contra o feminicídio e a violência contra a mulher. Nesta quarta-feira (24), em pronunciamento à nação, em rede nacional de rádio e televisão, ele afirmou que o tema será uma das prioridades do governo para 2026 e deve ser um compromisso de todos, mas especialmente dos homens.

“Vou liderar um grande esforço nacional envolvendo ministérios, instituições e toda a sociedade brasileira. Nós que somos homens devemos fazer um compromisso de alma. Em nome de tudo que é mais sagrado, seja um aliado”, disse o presidente.

Providências

Na noite da última terça-feira (23), a CGU informou que já havia adotado providências no âmbito administrativo contra o agressor. O órgão anunciou uma série de medidas:

– o encaminhamento das notícias do fato à Corregedoria-Geral da União e à Comissão de Ética da CGU, com a imediata abertura de investigação preliminar de responsabilidade, para apuração das responsabilidades ética e disciplinar, no âmbito das competências administrativas;

– a revogação imediata da designação do servidor como substituto eventual da chefia imediata; e

– a proibição de ingresso do servidor nos prédios da CGU, enquanto as apurações estiverem em andamento, “como medida administrativa necessária à preservação do ambiente institucional e ao regular andamento das apurações”.

De acordo com o órgão, os fatos divulgados indicam violação grave aos deveres funcionais previstos na lei que rege o funcionalismo público (Lei nº 8.112/1990), especialmente ao artigo 116, inciso IX, que impõe ao servidor público o dever de manter conduta compatível com a moralidade administrativa.

“Quero ser claro ao dizer que violência contra a mulher e contra crianças é crime. Não se trata de desentendimento, conflito privado ou questão pessoal. Estamos falando de agressão, de violação à lei e de afronta à dignidade humana”, diz a nota assinada pelo ministro da CGU, Vinícius de Carvalho.

“No campo criminal, os fatos devem ser apurados pelas autoridades competentes, nos termos da legislação penal”, acrescentou.

 

 

Com informações da Agência Brasil.

CompartilharTweetEnviar
Postagem Anterior

Câmara de Teresina avalia aumento no número de vereadores para 2028

Próxima Postagem

Fonteles afirma alinhamento político com Wellington Dias e base aliada

LEIA TAMBÉM

Geral

Prefeita Gerlane Cabral atinge 89% de aprovação e consolida ampla aprovação popular em São Gonçalo do Piauí, aponta Census

5 de abril de 2026
Geral

Durigan assume Fazenda sob pressão fiscal e herda desafios de Haddad

5 de abril de 2026
Geral

São Gonçalo do Piauí avança na assistência social com entrega de van adaptada e motocicleta na gestão Gerlane Cabral

5 de abril de 2026
Professor em Sala de aula (Foto: Filipe Jordão/SEE)
Geral

Evasão no ensino médio cai de 8,6% para 2,2% no Piauí

4 de abril de 2026
Geral

Lula quer anular leilão da Petrobras por vender gás acima da tabela

3 de abril de 2026
Geral

CREA-PI confirma concurso público e prevê cerca de 15 vagas

2 de abril de 2026
Próxima Postagem

Fonteles afirma alinhamento político com Wellington Dias e base aliada

MAIS LIDAS

  • Polícia vai investigar possível ação orquestrada, financiamento de ataques e farsa contra prefeito de Cocal

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Mais cinco policiais são expulsos da PM-PI pelo Comandante Scheiwann Lopes

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Caso sargento Carvalho Júnior: defesa alega inocência de investigado por homicídio

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Justiça condena ex-primeira dama de Novo Santo Antônio PI a pagar dez vezes o salário que recebia na função de secretária de saúde

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Sesapi lança site para acompanhar agendamentos no Regula Piauí

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
https://youtu.be/aVcIGwh-lqc?si=Jmxb1BvSxw-0cWZ4
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Geral
  • Esportes
  • Nacional
  • Municípios
  • Pensar Direito

© 2021 - Folha Expressa | todos os direitos reservados.

Sem Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Geral
  • Esportes
  • Nacional
  • Municípios
  • Pensar Direito

© 2021 - Folha Expressa | todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Carnaval
https://folhaexpressa.com/wp-content/uploads/2025/03/vt-60-carnavou-pi_N5OsILYs-3.mp4