O Governo do Piauí decretou situação de emergência em 82 municípios, com prazo de 90 dias, em razão da seca no estado. O decreto, assinado pelo governador Rafael Fonteles, foi publicado no Diário Oficial do Estado do Piauí (DOE-PI), nesta segunda-feira (6).
A determinação começou a valer, na última quinta-feira (2), e com sua homologação, invalida os decretos anteriores que reconheciam situação de emergência devido à estiagem nos municípios.
A decisão levou em conta a ausência de chuvas em algumas áreas do território piauiense que se estendia por até seis meses, entre maio e outubro de 2024. Além de uma previsão de chuvas muito abaixo do esperado na região sudeste do Piauí no período de janeiro e fevereiro de 2025.
Segundo o diretor de Resposta da Defesa Civil do Estado do Piauí (Sedec), José Inácio Sobrinho, os órgãos responsáveis já monitoravam a situação e elaboraram em conjunto ações emergenciais para dar toda a assistência necessária às famílias afetadas pela seca.
“Fizemos a solicitação ao governador e foi prontamente atendido. Solicitamos, pois tivemos um período de bastante seca, então existe um risco enorme de falta de água para animais, pessoas e até mesmo em algumas zonas urbanas. Com essa prorrogação, podemos dar uma maior assistência a nossa população”, disse o gestor.
Com a assinatura do decreto, a Sedec continua agindo com a Operação Carro-Pipa, no sentido de minimizar os efeitos da seca que acomete parte do estado.
Operação Carro-Pipa
A Operação Carro-Pipa é coordenada pela Secretaria da Defesa Civil e foi iniciada a partir da publicação do edital de credenciamento. A iniciativa tem o objetivo de contratar pipeiros aptos a trabalhar em serviços de coleta, transporte e distribuição de água potável para consumo humano.










