• Equipe da Folha Expressa
  • Quem Somos
  • Contato
quinta-feira, fevereiro 9, 2023
  • Login
Folha Expressa
Sem Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Geral
  • Esportes
  • Nacional
  • Municípios
Sem Resultado
Ver Todos os Resultados
Folha Expressa
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Geral
  • Esportes
  • Nacional
  • Municípios
Sem Resultado
Ver Todos os Resultados
Folha Expressa
Sem Resultado
Ver Todos os Resultados

Esperança Garcia é reconhecida pelo CFOAB como a primeira Advogada do Brasil: “Momento histórico para o PI”

Pedrina Gomes Por Pedrina Gomes
25 de novembro de 2022
em Geral
A A
Share on FacebookShare on Twitter

Em momento histórico para o Piauí, o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), reconheceu Esperança Garcia como a Primeira Advogada do Brasil. O Conselho aprovou também a construção do busto da advogada no átrio do prédio sede. A aprovação aconteceu na abertura da última Sessão Ordinária do ano, na manhã desta sexta-feira (25/11).

A Conselheira Federal da OAB-PI, Élida Fabrícia, destacou a importância desse momento. “Ela foi uma mulher negra escravizada, submetida a diversas agruras advindas de sua condição vulnerável. Mas nada disso a deteve na busca de seus ideais. Essa luta começou há muitos anos no Piauí, quando em 2017 conseguimos o reconhecimento na Seccional. Agora, o reconhecimento vem da OAB Nacional, em uma verdadeira reparação histórica dos prejuízos que a Advocacia negra e feminina já sofreu”, disse.

Élida Fabrícia falou ainda do orgulho de presenciar o reconhecimento pelo CFOAB. “Como mulher e Conselheira Federal, não consigo mensurar a emoção desse momento. Não contenho as lágrimas, afinal Esperança é exemplo, não somente para a Advocacia de todo o Brasil, mas também para todas as mulheres que saem de casa todos os dias em busca de suas realizações e conquistas. Ela nos inspira a estarmos sempre em processo de superação”, afirmou.

Dentre os presentes na solenidade, estavam os Conselheiros Federais pelo Piauí Shaymmon Moura, Carlos Júnior e Isabella Paranaguá. Importante destacar a participação da Presidente da Comissão Nacional da Promoção da Igualdade e primeira Conselheira Federal negra Silvia Cerqueira; bem como da Presidente da Comissão Nacional da Mulher Advogada, Cristiane Damasceno e da ex-Presidente Daniela Borges.

Símbolo de resistência, Esperança Garcia lutou pelo Direito e sua natureza jurídica foi vista logo cedo, quando, no dia 6 de setembro de 1770, escreveu uma petição ao então Governador da Capitania de São José do Piauí denunciando os maus-tratos que ela e sua família sofriam, tendo sido inclusive separada de seu marido e impedida de batizar os filhos. Essa carta foi considerada o primeiro Habeas Corpus feito por uma mulher. A carta foi encontrada em 1979 no arquivo público do Piauí.

Um documento com a relação de escravizados da fazenda em que vivia, de 1878, oito anos após o envio da carta, menciona o casal “Esperança e Ignácio”, ela com 27 anos e ele com 57. Ela teria, portanto, 19 anos quando escreveu a carta ao Governador.

A voz de Esperança Garcia é um brado pela luta contra o racismo e pela igualdade de gênero, raça e classe no Brasil. É também combustível para alimentar a coragem e a resistência do povo brasieliro. Ela compõe memórias de lutas do povo negro e dá voz aos que foram historicamente calados.

CompartilharTweetEnviar
Postagem Anterior

Comissões da OAB-PI promovem Semana da Justiça Restaurativa: “Investindo em políticas públicas”

Próxima Postagem

Reajuste proposto para salário de Tarcísio é o dobro da inflação

Pedrina Gomes

Pedrina Gomes

LEIA TAMBÉM

Geral

A pedido da OAB-PI, Juiz Federal concede liminar em ação judicial suspendendo Resolução da UFDPar sobre cotas regionais

7 de fevereiro de 2023
AGU Advocacia Geral da União
Geral

AGU cria grupo para defender povos indígenas

7 de fevereiro de 2023
Geral

Prefeito Municipal de Lagoa do Barro do Piauí abre concurso com 55 vagas

6 de fevereiro de 2023
Geral

Franzé defende decreto de calamidade no transporte público de Teresina

6 de fevereiro de 2023
Geral

Prefeitura de Sigefredo Pacheco melhora abastecimento e instala caixa d’água com capacidade de 10 mil litros na localidade Vertente

4 de fevereiro de 2023
Geral

A pedido da OAB-PI, Teresina Shopping cria 11 vagas de estacionamento para pessoas com transtorno do espectro autista

3 de fevereiro de 2023
Próxima Postagem

Reajuste proposto para salário de Tarcísio é o dobro da inflação

MAIS LIDAS

  • OAB-PI: pesquisa de boca de urna aponta vitória da Chapa 3 de Celso Barros

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Seguindo a tendência que ocorre em todo Brasil, restando 48 horas para eleição, nova pesquisa aponta Celso Barros favorito com 37,6 % na disputa para OAB-PI

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Justiça condena ex-primeira dama de Novo Santo Antônio PI a pagar dez vezes o salário que recebia na função de secretária de saúde

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Advogada Regiane Machado, esposa do ex-prefeito Marcos Chaves disputará prefeitura de Canto do Buriti em 2024

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • OAB-PI quer a revogação da licença que autoriza derrubada de 12 mil hectares para plantio de soja e milho na área da Serra da Capivara

    0 ações
    Compartilhar 0 Tweet 0
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Geral
  • Esportes
  • Nacional
  • Municípios

© 2021 - Folha Expressa | todos os direitos reservados.

Sem Resultado
Ver Todos os Resultados
  • Inicio
  • Política
  • Economia
  • Saúde
  • Geral
  • Esportes
  • Nacional
  • Municípios

© 2021 - Folha Expressa | todos os direitos reservados.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Create New Account!

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In