O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) finalizou, nesta semana, a preparação das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas 342 seções eleitorais da zona Sudeste de Teresina e no Grande Dirceu Arcoverde. O processo incluiu a inserção dos dados de eleitores e candidatos e o lacre das urnas.
O procedimento foi realizado no Fórum Eleitoral de Teresina, com a presença de representantes da Justiça Eleitoral e convidados, garantindo a transparência do processo. As urnas serão transportadas e instaladas nos locais de votação no dia 5 de outubro, para a eleição que começa às 8h do dia 6.
Atualmente, o candidato do PT, Fábio Novo, lidera a maioria das pesquisas de intenção de voto, seguido por Sílvio Mendes. O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Caso nenhum dos candidatos alcance mais de 50% dos votos válidos, haverá segundo turno, previsto para o dia 27 de outubro.
Para vencer no primeiro turno, um candidato precisa obter 50% dos votos válidos mais um. No entanto, essa porcentagem deve considerar apenas os votos válidos, excluindo nulos e brancos, e um número mínimo de eleitores deve comparecer para que o resultado seja considerado legítimo.