Na manhã desta segunda-feira (10), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu uma ligação do presidente russo, Vladimir Putin. Durante a conversa, Putin expressou solidariedade às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul, que ocorreram há cerca de um mês e vitimaram centenas de pessoas.
Segundo o Palácio do Planalto, além de demonstrarem apoio mútuo, os presidentes discutiram temas como cooperação econômica bilateral e governança global. A guerra entre a Rússia e a Ucrânia também foi abordada, com Lula reiterando sua defesa por negociações de paz que envolvam ambas as partes do conflito, em alinhamento com um documento assinado pelos assessores presidenciais Celso Amorim e Wang Yi, da China.
Lula também reforçou a importância de uma ampla reforma no sistema de governança global, tema que será debatido no G20 durante a presidência brasileira no bloco, que se estende até novembro deste ano. Desde o início de seu mandato, Lula tem defendido uma reforma no Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) para refletir os novos arranjos geopolíticos mundiais, destacando a necessidade de fortalecer o papel da ONU como um espaço para prevenção e resolução de conflitos.