O Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) determinou a suspensão dos serviços de enfermagem na Unidade Básica de Saúde (UBS) Bela Vista Rural, situada na zona rural de Teresina. A decisão se baseia em um relatório que aponta a falta de condições adequadas para o atendimento e trabalho, comprometendo a segurança dos pacientes e dos profissionais.
O Coren identificou diversos problemas estruturais, incluindo uma parede energizada na sala do enfermeiro, o que representa risco de choque elétrico. A unidade também não realiza exames laboratoriais nem serviços de prevenção ao câncer do colo de útero há mais de um ano e falta com itens essenciais, como medicamentos e equipamentos de climatização.
Além disso, a UBS já havia sido interditada pelo Conselho Regional de Odontologia (CRO) e continua sem atendimento odontológico há pelo menos sete meses. A interdição ética impede os profissionais de enfermagem de atuarem na unidade até que todas as irregularidades sejam resolvidas. As inspeções, iniciadas em março, revelaram a continuidade dos problemas em visitas recentes.
Samuel Freitas, presidente do Coren-PI, ressaltou que a medida é extrema, mas necessária para garantir a segurança e a qualidade do atendimento. O Coren-PI espera que a situação seja regularizada em breve.