O governador em exercício, Themístocles Filho, visitou nesta segunda-feira (30), a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, na Avenida Presidente Kennedy. O chefe do Executivo Estadual acompanhou a evolução do cronograma para o funcionamento pleno da unidade.
Themístocles percorreu o ambulatório, a UTI Materna e a UTI Neonatal, que já estão equipados. “Logo mais o governador Rafael Fonteles estará aqui inaugurando 100% da Nova Maternidade. Parte dela já está funcionando”, disse o governador.
A Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa foi concebida para ser a melhor do Brasil, aliando atendimento humanizado com tecnologia de ponta. A unidade é especializada no atendimento de gestantes e bebês de alto risco do Piauí.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), a maternidade dispõe de 293 leitos, dos quais 174 são de enfermaria, 30 de UTI neonatal e 30 de UTI neointermediária, além de 15 leitos para bebês prematuros. Há também 20 leitos de unidade de terapia intensiva para adultos. Por enquanto a unidade está prestando atendimento ambulatorial.
A segunda etapa de ampliação do atendimento contempla a UTI materna, enfermaria, alojamento conjunto, núcleo interno de regulação, admissão, centro cirúrgico, farmácia, lavanderia, central de material esterilizado, laboratório, nutrição, centro de controle de infecção hospitalar, resíduos sólidos, centro de parto normal, ensino e pesquisa, núcleo de epidemiologia, comitê de óbito, manutenção e digitação.
“Nossa equipe, em comum acordo com a Secretaria da Saúde e as diretrizes do Governador Rafael Fonteles, está conduzindo os trabalhos de administração da Nova Maternidade, trabalhando para o bem das mulheres do estado do Piauí e para o bem da população que aqui nascerá e será conduzida para o crescimento e o futuro do estado” declarou Benjamin Vale, presidente da Associação Reabilitar, gestor da maternidade.