Ampliando ainda mais as medidas de enfrentamento a pandemia no Piauí, o Governo do Estado e a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) reforçaram as barreiras sanitárias presentes no estado. A medida foi uma das ações para enfrentar o aumento na ocupação dos leitos.
As barreiras estão presentes em pontos estratégicos com grande circulação de pessoas, como a rodoviária e o aeroporto de Teresina e a Nova Ceasa, onde o transporte de cargas vindo de outros locais se encontra com o fluxo da população que busca adquirir os produtos.
As barreiras sanitárias buscam levar mais segurança para a população, garantindo orientações; acompanhamento do estado de saúde; verificando temperatura e assim fazendo uma identificação de casos positivos que possam entrar no nosso estado. Essa identificação precoce garante uma tomada de ações rápida para reduzir a possibilidade de novas infecções dentro do estado.
“Nós estamos realizando esse trabalho das barreiras garantindo a segurança da população, e precisamos que a população entenda que ela também precisa fazer sua parte. Além de cooperar com as barreiras é necessário seguir as medidas de prevenção, estamos iniciando a vacinação, mas a manutenção dos cuidados são essenciais para ter mais efetividade no enfrentamento e prevenção de novos casos de Covid”, aponta Dília Falcão,gerente de atenção primária da Sesapi e coordenadora do programa Busca Ativa.