O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa (PRD), sancionou lei que proíbe a permanência de animais sozinhos no interior de veículos na cidade. A proposta pelo vereador Victor Linhares (PP), estabelece penalidades para proteger os animais contra riscos de saúde associados ao confinamento em ambientes fechados e superaquecidos.
De acordo com a lei, as infrações serão punidas inicialmente com advertências, seguidas de multas de R$ 500, que podem dobrar em caso de reincidência, chegando a até R$ 8 mil. O valor arrecadado será direcionado a programas sociais voltados aos direitos e ao bem-estar animal, ampliando as ações de proteção na capital.
Especialistas alertam que o principal perigo ao deixar animais sozinhos em veículos é o superaquecimento, especialistas e veterinários afirmam que em uma hora, a temperatura no painel de um carro ao sol pode alcançar até 70ºC, aumentando o risco de sérios problemas de saúde para os animais.
O superaquecimento pode provocar sintomas graves como respiração acelerada, salivação excessiva, tremores, vômito, diarreia e até desmaios e morte.