O Piauí receberá uma nova sede para o Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-PI), como parte do Programa de Aceleração do Crescimento da Saúde (Novo PAC). A obra, que contará com um repasse superior a R$ 30 milhões. A obra ira modernizar a infraestrutura de vigilância laboratorial e ampliar a capacidade de resposta às emergências em saúde pública no estado.
A superintendente de Atenção à Saúde e Municípios, Leila Santos, informou que a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) já iniciou a elaboração do projeto executivo para a construção do novo espaço. Com a obra, espera-se oferecer à população piauiense um atendimento mais eficiente e de melhor qualidade. “Esta nova sede possibilitará uma infraestrutura mais moderna, permitindo um atendimento mais qualificado”, afirmou Leila Santos.
A construção da nova sede do LACEN-PI integra um conjunto de investimentos que, na primeira fase do Novo PAC, destinou R$ 315 milhões para a construção de unidades de saúde em diversas cidades do Piauí. Além da nova sede do LACEN, o programa contempla a construção de novos centros de atenção psicossocial, maternidades e policlínicas, com o objetivo de descentralizar e melhorar o acesso a serviços de saúde em regiões do estado.
O secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz, destacou que o valor destinado à construção do novo laboratório central e a ampliação de serviços de saúde no estado trarão benefícios significativos para a população. “Esses investimentos vão melhorar e descentralizar o acesso a serviços de saúde mais complexos para os piauienses”, afirmou.