A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) iniciou a distribuição de cerca de 400 novos kits de instrumentais cirúrgicos para hospitais estaduais. O investimento de R$ 15 milhões, proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Francisco Costa, visa melhorar a qualidade e a segurança das cirurgias, incluindo os procedimentos de laparoscopia, que utilizam câmeras e luzes para intervenções minimamente invasivas.
Os primeiros equipamentos já começaram a ser entregues às unidades de saúde, com o objetivo de atender aos hospitais que realizam cirurgias. O secretário de Saúde, Antonio Luiz, destacou que os novos instrumentais terão identificação de rastreabilidade, o que permitirá maior controle e segurança no uso dos materiais.
O deputado Francisco Costa ressaltou que a ação é essencial para suprir a demanda de procedimentos cirúrgicos no estado. Ele explicou que, além da renovação dos centros cirúrgicos e das equipes, a chegada dos novos materiais ajudará a aumentar a realização de cirurgias eletivas e de urgência, aliviando o impacto na rede pública.
A aquisição dos instrumentais é parte de um plano mais amplo da Sesapi para expandir os serviços de média e alta complexidade em todo o estado, beneficiando não só a capital, Teresina, mas também os municípios do interior. Dirceu Campelo, superintendente da Sesapi, enfatizou que a modernização das cirurgias é um passo importante para garantir atendimentos mais rápidos e eficazes.