O Estado do Piauí vai começar na próxima segunda-feira (05), a imunização contra a Covid-19 dos povos indígenas aldeados, contemplados no plano de imunização.
“A população indígena sempre esteve contemplada no plano estadual de imunização. Essa inserção dos mesmos na próxima etapa de imunização é de grande relevância, pois sabemos que um dos grupos de maior risco quando infectado pelo vírus e hoje conseguimos aprovar o início da imunização”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto.
A vacinação foi possível após aprovação na Comissão Intergestora Bipartite que aconteceu nesta quarta-feira (31). A Secretaria de Estado da Saúde colocou em votação a imunização dos indígenas que foi aprovada por unanimidade pelo órgão colegiado.
Serão contemplados 1.302 índios a partir de 18 anos. “Toda essa população indígena já está cadastrada e todos eles a partir da próxima semana serão contemplados com a vacinação contra a Covid-19”, destaca o Superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios, Hérlon Guimarães.
Estes índios residem nas tribos que ficam localizadas nos municípios de Piripiri, Lagoa de São Francisco, Queimada Nova, Santa Filomena, Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Currais, Uruçuí e Teresina. Eles são das etnias Tabajara, Karirir, Camela, Gueguesns e Guajajara.
“Isso é mais uma boa notícia, mais uma evolução no nosso plano de vacinação, que é sim de extrema importância para que possamos cortar a transmissão do coronavírus”, lembra o superintendente.
A vacinação dos indígenas ficará a cargo das secretarias municipais de saúde dos municípios onde cada tribo fica localizada. A Sesapi fará a entrega dos imunizantes ainda esta semana.