O governador Rafael Fonteles participou da inauguração do primeiro serviço de radioterapia 100% público do Piauí, instalado no novo prédio do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU-UFPI), na zona Leste de Teresina. O Edifício Deputado José de Castro, construído com R$ 12,6 milhões em investimentos, conta com 175 leitos de enfermaria, 20 de UTI e 10 salas cirúrgicas, além da estrutura completa para a radioterapia.
Rafael Fonteles destacou a importância da iniciativa federal de descentralizar os serviços de saúde e elogiou o apoio da bancada piauiense no Congresso para viabilizar o projeto. Segundo ele, o novo espaço representa um avanço relevante no atendimento oncológico e homenageia o ex-deputado Zé de Castro, cuja contribuição é agora lembrada em um centro que terá grande impacto para os pacientes de câncer no estado.
O reitor da UFPI, Gildásio Guedes, celebrou o momento como um marco para a área da saúde e adiantou que, em breve, um novo prédio para o curso de medicina será finalizado. Já o superintendente do HU, Carlos Alberto, destacou que o serviço, sendo totalmente público, permitirá a duplicação da capacidade de atendimento em radioterapia, reduzindo custos para o sistema de saúde estadual.
Para o médico Paulo Márcio, ex-superintendente do hospital, a nova unidade representa um avanço fundamental para a saúde pública, ressaltando que cerca de 60% dos pacientes oncológicos precisam de radioterapia em algum momento, e o novo serviço contribuirá para que mais pessoas tenham acesso ao tratamento no Piauí.