Hemocentro do Piauí tem baixa de 50% nas doações de sangue.
Por Suzana Moreno | Publicado em 25/10/2020 às 17H27
O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) encontra-se em baixa com suas doações de sangue e convoca doadores. Com queda de quase 50 % nas doações por conta do período da pandemia o Hemopi, esta com seus estoques de sangue em baixa, sendo o único centro de coleta e distribuição de sangue do estado e que atende toda a demanda dos hospitais locais e regionais.
Com a queda nas doações por conta do isolamento social a procura dos doadores tem sido muito baixa, deixando estoques quase vazios e, infelizmente, ate mesmo ao cancelamento de cirurgias, como por exemplo, no Hospital de urgência de Teresina (HUT), por conta da falta de sangue para e execução dessas cirurgias, pelo quatro, só nessa unidade de saúde.
Em vista disso, o Hemopi lançou nesse final do mês de outubro campanhas para incentivar as doações e tentar suprir a falta de sangue nas unidades de saúde e seu próprio estoque, que esta em baixa.
A campanha descentralizou as doações, levando seus postos de coleta moveis inicialmente para região sudeste de Teresina, no Teatro João Paulo II, no Bairro Dirceu Arcoverde, nos dias (segunda- feira) e 27 (terça- feira), nos seguintes horários 8h30 às 12h e das 14h às 17h. Campanha essa que ressalta e estimula a doação, além de garantir que o estoque de sangue não acabe; afirma a direção do hemocentro.
Para doar é bem simples: o doador tem que ter no mínimo 18 anos e no máximo 69 anos de idade, pesar acima de 50 quilos, estar bem alimentado e descansado, não ter ingerido bebidas alcoólicas nas ultimas 12 horas ou fumado 2 horas antes e não ter sintomas de gripe e resfriado. O doador deve também apresentar documento de identificação com foto válido território nacional. Menores de 18 anos também podem doar, somente com acompanhamento responsável maior de idade.
Para maiores informações e agendamento de doações o Hemopi possui as seguintes unidades e seus telefones:
- Teresina: (86) 98894 6614, Parnaíba: (86) 9 8894 7159, Picos: (89) 98801 1717 e Floriano: (89) 9 8801 1984.
Discussão sobre este post