O estado do Piauí recebeu, nesta quinta-feira (08), 10 mil doses da vacina contra dengue do Ministério da Saúde. As doses serão utilizadas para a aplicação da segunda etapa de imunização em crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. Mais 7 mil doses estão previstas para chegar nesta sexta-feira (09), totalizando 17 mil vacinas.
As vacinas serão distribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) para os municípios do território Entre Rios, incluindo Teresina, e também para as cidades da Chapada das Mangabeiras. De acordo com a superintendente de atenção aos municípios, Leila Santos, a distribuição será feita com base nos registros das primeiras doses já aplicadas pelos municípios.
A vacina Qdenga, fornecida pelo Ministério da Saúde, é específica para a prevenção da dengue e não protege contra outras doenças transmitidas pelo mesmo vetor, como Zika, Febre Amarela e Chikungunya. Assim, enquanto a vacinação é um passo importante para reduzir a incidência de dengue, não substitui outras medidas de prevenção contra essas outras doenças.
Leila Santos destacou a importância do recebimento das vacinas para o controle da dengue. “Os imunizantes representam um avanço significativo na luta contra a dengue, especialmente entre as faixas etárias mais jovens, ajudando a reduzir a incidência da doença e proteger a saúde pública”, afirmou.
O Ministério da Saúde especificou que a vacina contra dengue não é recomendada para indivíduos com imunodeficiência congênita ou adquirida, aqueles em terapias imunossupressoras, com infecção por HIV sintomática, com função imunológica comprometida, ou com hipersensibilidade às substâncias listadas na bula. Além disso, a vacina não é indicada para mulheres gestantes ou em fase de amamentação.