O Ministério da Saúde planeja distribuir vacinas contra dengue em mais 29 municípios nos próximos dias. Só a primeira quinzena de março, o novo lote completará a lista de 521 municípios escolhidos para receber as doses. Até agora, 492 cidades foram imunizadas.
Este mês, as crianças de 10 e 11 anos foram vacinadas contra a dengue. Até o final deste ano, os adolescentes de 12, 13 e 14 anos que residem em 521 municípios serão vacinados com a vacina Qdenga.
Os municípios foram selecionados para receber as primeiras doses de vacinas porque estavam localizados em regiões onde a dengue tipo 2, ou Sorotipo 2, é mais comum, causando infecções mais graves.
Devido às dificuldades encontradas na fabricação e distribuição da vacina, o laboratório Takeda decidiu limitar o número de áreas que poderiam ser vacinadas. O Sistema Único de Saúde (SUS) aumentará a quantidade de vacinação por meio da distribuição de mais cargamentos.
O Ministério da Saúde informou que foram comprados 5,2 milhões de vacinas neste ano. Em 2025, serão 9 milhões adicionais.
O registro da vacina Qdenga foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março de 2023. A pasta anunciou an incorporação do ingrediente no SUS em dezembro do ano passado.
O número de casos registrados de dengue na população levou a pelo menos seis estados a declararem uma situação de emergência. A lista inclui os estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Acre, Goiás e o Distrito Federal.
Com informações da Agência Brasil