O governador Rafael Fonteles inaugurou a nova Central de Diagnósticos e a sala de tomografias no Hospital Dr. Júlio Hartman, em Esperantina, com o objetivo dedescentralizar os serviços de saúde e melhorar o atendimento médico para os moradores de Esperantina e das cidades vizinhas. A partir de 06 de janeiro de 2025, o local estará em pleno funcionamento, oferecendo exames e consultas especializadas para a população.
A Central de Diagnósticos vai oferecer uma série de exames de imagem, como raio X, tomografia, mamografia, ultrassom, além de serviços laboratoriais, todos gratuitos. O governador ressaltou que, a partir de janeiro, a cidade terá acesso a uma saúde mais ágil e eficiente, com consultas de especialistas também por meio do programa Piauí Saúde Digital. “É a qualidade da saúde no interior melhorando bastante aqui no estado”, afirmou Fonteles durante a inauguração.
O secretário estadual de Saúde, Antônio Luiz, reforçou que não só os moradores de Esperantina, mas também as comunidades ao redor, serão beneficiados. Ele destacou que a unidade irá garantir exames rápidos, com agendamento e sem custos, melhorando o acesso à saúde em toda a região. Essa iniciativa busca aliviar a demanda nos hospitais maiores e facilitar o diagnóstico precoce.
Jonatas Melo, superintendente de Gestão da Sesapi, explicou que o equipamento de tomografia será utilizado tanto por pacientes internados quanto para atendimentos eletivos, garantindo mais eficiência no uso da estrutura. A instalação do equipamento demandou investimentos de R$ 1.433.370,00, e o funcionamento integrado com o hospital permitirá um fluxo de atendimento mais rápido e organizado para toda a população local e das cidades vizinhas.