O órgão começou a imunização pelos profissionais de saúde que atuam na urgência do Hospital da Primavera, localizado na Zona Norte da capital.
Por Redação Folha Expressa | Publicado em 19/01/2021 ás 16:55
A Fundação Municipal de Saúde (FMS), iniciou a campanha de vacinação nesta terça-feira (19), por volta das 14:00 e imunizou cinco profissionais de saúde no Hospital da Primavera, localizado na zona norte em Teresina. A solenidade contou com a presença do prefeito Dr. Pessoa (MDB) e do presidente da FMS, Gilberto Albuquerque.
Até o momento foram escolhidos para a vacinação; Janaína Sâmia de Almeida Moura (médica); Clebson Ferreira de Lima (enfermeiro); Diego Vanderson de Abreu Veloso Lucena (agente de portaria); Danilo Araújo Silva (técnico de enfermagem) e Geociane de Assis e Silva (técnica de enfermagem).
O Prefeito de Teresina, Dr. Pessoa fez uma recomendação às pessoas que tiverem condições de ser vacinadas. “A vacina veio testada pela Anvisa, é uma vacina segura, e eu recomendo, como prefeito de Teresina, para que todos que tiverem essa oportunidade se vacinem”, disse.
De acordo com Gilberto Albuquerque , os profissionais de saúde que tomarão a vacina são os que trabalham na área covid-19. Nesta terça, haverá em torno de 20 grupos de vacinação nas unidades básicas de saúde, em alguns hospitais e nos abrigos de idosos. “Só é suficiente para o servidor que trabalha na área covid-19 e 460 idosos que estão em abrigos”, afirmou.
A médica Janaína Sâmia de Almeida Moura, que foi a primeira a ser vacinada hoje, destacou que o momento é de gratidão e de esperança em salvar vidas. “Em um ano difícil, em que nos afastamos de nossos familiares, eu que tenho pais idosos, tive que me afastar, então para mim é um sentimento de gratidão, por ter sobrevivido, por estar com saúde e tendo a oportunidade de me vacinar. Também estou com o sentimento de esperança, que mais vidas nós vamos conseguir salvar”, disse.
Gilberto disse ainda que é necessário que os hospitais realizem o cadastro dos profissionais da saúde que trabalham com pacientes diagnosticados com covid-19 para que sejam imunizados.
“Essa é a expectativa, que todos os hospitais cadastrem o seu servidor exclusivamente da área covid-19. Nós vamos fazer um pouco mais de 11 mil doses, então 5.500 pessoas, só a FMS tem em torno de 12 mil servidores, não daria para todo mundo, daí foi priorizado o servidor que trabalha no setor covid-19”, declarou.