Nessa quarta-feira (27), o pré-candidato a prefeito de Teresina pelo PT, o deputado estadual Fábio Novo, falou sobre a grave situação da Saúde Pública da capital após a proliferação de incidentes nos últimos dias. O parlamentar afirmou que o sistema “enfrenta um colapso” devido à negligência do governo local, exigindo ações imediatas por parte da Prefeitura de Teresina.
“Diante da atual situação na área da saúde na capital, é impossível ignorar os alarmantes sinais de desamparo enfrentados pela população”, afirmou Fábio Novo nas redes sociais.
O pré-candidato do PT mencionou vários problemas preocupantes, incluindo o fechamento das Unidades Básicas de Saúde neste final de ano e uma interrupção no fornecimento de energia elétrica no prédio da Fundação Municipal de Saúde (FMS), entre outros.
“O fechamento de UBSs em meio a um novo pico de covid-19 é uma decisão equivocada, deixando comunidades vulneráveis sem o suporte necessário. O corte de energia no prédio da FMS transcende uma mera interrupção no fornecimento, é um símbolo gritante da negligência em relação ao sistema de saúde. A UPA do Satélite não resistiu a uma chuva e se viu alagada, resultando na suspensão do atendimento de urgência”, colocou o parlamentar.
Por fim, Fábio Novo enfatizou que o Poder Executivo Municipal deve agir eficazmente e lembrou que o sistema de saúde Estadual funciona, diferentemente da rede municipal.
“Este cenário exige não apenas críticas, mas ações imediatas para reverter esse quadro caótico. Enquanto a saúde municipal enfrenta um colapso, os hospitais da rede estadual recebem investimentos e mantêm seu compromisso, assegurando atendimento contínuo àqueles que necessitam”, concluiu o pré-candidato do PT.
Diante da atual situação na área da saúde na capital, é impossível ignorar os alarmantes sinais de desamparo enfrentados pela população. O fechamento de UBSs em meio a um novo pico de covid-19 é uma decisão equivocada, deixando comunidades vulneráveis sem o suporte necessário.
— Fábio Novo (@fabio_novo) December 27, 2023