Em 2024, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi) ampliou seus serviços ambulatoriais, passando a atender também pacientes regulados de outras unidades de saúde. Com isso, as especialidades de Fisioterapia, Farmácia e Nutrição passaram a oferecer cuidados para mais pessoas, além dos pacientes que já eram atendidos pela instituição. O ambulatório funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, e tem se destacado pelo aumento no número de atendimentos.
Somente no mês de novembro, o Hemopi realizou 200 transfusões de hemocomponentes, como hemácias, plaquetas e plasma, um número que supera a média mensal de 70 procedimentos realizada em 2023. A responsável técnica pelo setor, Bruna Eulálio, afirmou que, com o crescimento de 50% no número de transfusões, a tendência é que esse aumento continue. “Além das transfusões, outros procedimentos, como o tratamento de deficiência de ferro e a infusão de medicamentos, também foram ampliados”, disse.
Outro avanço importante no Hemopi foi a inclusão do exame de Mielograma, ou punção aspirativa da medula óssea, que agora faz parte dos serviços ambulatoriais. O exame é essencial para diagnosticar doenças graves, como cânceres hematológicos e aplasia medular. A realização do Mielograma é agendada por meio do sistema de regulação Hydra, e a solicitação pode ser feita online pelo site da instituição.
Além da ampliação no ambulatório transfusional, que anteriormente atendia principalmente pacientes com anemia falciforme ou anemia aplásica, o Hemopi agora atende qualquer paciente que necessite de transfusão ou de sangria terapêutica no estado. A expansão dos serviços no Hemopi reflete um esforço para oferecer um atendimento mais amplo e acessível a toda a população do SUS.