O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, sancionou uma lei que cria novos cargos efetivos na Fundação Municipal de Saúde (FMS) de nível técnico e superior. A remuneração em um dos cargos criados chega a aproximadamente R$ 22 mil.
No dia 27 de dezembro de 2023, o gestor municipal assinou a lei que criava os cargos. O prefeito também autorizou a realização de um concurso público para preenchimento dos novos cargos.
Condutores de ambulâncias, técnicos em geoprocessamento, técnicos em gestão ambiental, técnicos em farmácia, auditorias médicas, enfermagem, contabilidade, odontologia, farmácia, direito, análise de sistemas, analista de políticas públicas de saúde, analista clínico, engenheiros elétricos e mecânicos são alguns dos novos empregos.
Novos cargos são criados e outros podem ser extintos após a vacância definitiva do ocupante anterior. Por exemplo, após uma análise individual e parecer favorável da comissão constituída na FMS, os servidores que atuam como atendentes podem ser reenquadrados.
Os seguintes cargos foram extintos: agente de administração financeira, agente de portaria, assistente de administração hospitalar, atendente, atendente de consultório odontológico, atendente de enfermagem, auxiliar de enfermagem, auxiliar de laboratório, auxiliar de radiologia, digitador, eletricista, farmacêutico-bioquímico, motorista, operador, eletrotécnico, técnico de nível superior e técnico em eletrotécnica.