O prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, assinou, na noite desta terça-feira (31), a Ordem de Serviço que autoriza o inicio das obras para a construção do Hospital Municipal da Mulher, na capital, que ficará localizado no cruzamento da BR-343 com a avenida Miguel Rosa, na zona Sul e levará o nome de Maria do Socorro de Macêdo Claudino. A ação simbolizou a Pedra Fundamental desta importante obra.
O hospital ofertará serviços e ações na área de ginecologia, mastologia, oncologia diagnóstica, reprodução assistida e assistência psicológica e psiquiátrica às mulheres vítimas de violência doméstica e sexual, sendo o polo referência de assistência a saúde da mulher no Piauí.
O prefeito Dr. Pessoa destacou que a construção de um hospital exclusivo para mulheres fazia parte de seu plano de governo e que os mecanismos de assistência social, de prevenção e proteção às mulheres vulneráveis em Teresina serão amplamente fortalecidos.
“É um hospital completo com inúmeras especialidades. Eu sou médico, e desde 1967 que penso em um projeto de um hospital exclusivo para mulheres. Agradeço a Deus pela oportunidade, por me dar meios para construir esse hospital que vai receber as mulheres de Teresina”, destacou Dr. Pessoa.
A Prefeitura de Teresina está investindo cerca de R$ 58 milhões para a construção do Hospital Municipal da Mulher. A obra será fiscalizada pela Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB).
“Hoje é um dia muito feliz para a gestão. O prefeito Dr. Pessoa nos deu a missão de supervisionar essa obra que engloba as engenharias civil, elétrica, mecânica e sanitária e que deve ser concluída em um prazo de 15 meses. Nos preparamos para fiscalizar essa obra e isso acontece a partir da data de hoje”, ressaltou o presidente da Eturb, João Duarte.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Ari Ricardo, apontou a importância do Hospital da Mulher para Teresina e apontou que o todos os atendimentos serão humanizados.
“Uma obra vultosa que vai atender a todas as teresinenses que precisarem do serviço público de saúde. Aqui teremos um amparo a essas mulheres, com profissionais capacitadas que terão essa empatia para atender melhor as mulheres que precisarem dos serviços do hospital de forma humanizada”, enfatizou.
Detalhes da estrutura
– Mais de 14 mil metros quadrados de área construída
– 150 leitos de internação
– 10 leitos de UTI
– 6 salas cirúrgicas
– Apoio Diagnóstico
– Ambulatório de Especialidades