A Lei 6976/17 inseriu o Novembro Azul no Calendário Oficial do Piauí com o intuito de incentivar os homens a cuidarem melhor da saúde. A campanha é focada no dia 17 de novembro, Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, mas estende-se para abranger questões amplas de saúde masculina, promovendo conscientização ao longo do mês.
Assembleia Legislativa do Piauí aprovou a lei estadual que garante a realização gratuita do exame PSA (Antígeno Prostático Específico) pelo SUS e, ainda, beneficia pacientes oncológicos com gratuidade no transporte público intermunicipal e com prioridade em campanhas de vacinação, conforme leis complementares já aprovadas.
Para o deputado Dr. Vinícius (PT), líder do Governo na Alepi, o Novembro Azul é essencial para sensibilizar os homens a buscarem consultas médicas regulares. Ele lembra que, como ex-diretor do Hospital Infantil Lucídio Portela, criou a campanha Novembrinho Azul, voltada ao estímulo de cuidados desde a infância, visando reduzir riscos de doenças na vida adulta. “O diagnóstico precoce de doenças, como o câncer, aumenta muito as chances de cura”, afirma o parlamentar.
Segundo a coordenadora Estadual de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, Luciana Sena, a campanha deste ano reforça o diagnóstico precoce do câncer de próstata e a integralidade da assistência. “O Ministério da Saúde lançou um documento orientador que também destaca a saúde sexual e reprodutiva, como o acesso aos métodos contraceptivos e a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), além de temas como saúde psicológica e combate ao tabagismo”, comenta.
A prevenção do câncer de próstata continua sendo um dos focos centrais do Novembro Azul.