O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI) decidiu reavaliar o pedido de envio de tropas do Exército para garantir a segurança durante as eleições em Teresina. Inicialmente, as cinco Zonas Eleitorais da capital estavam incluídas na solicitação feita ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília, mas o TRE-PI agora busca excluir Teresina dessa lista. A decisão será discutida em plenário na próxima segunda-feira, (09).
Proporcionalmente, o Piauí foi o estado que mais solicitou o envio de tropas federais para o pleito. Das 74 Zonas Eleitorais em todo o estado, 58 requisitaram apoio militar. Esse número chamou a atenção do TSE, que mantém discussões com o TRE-PI sobre a real necessidade do reforço em várias regiões, incluindo Teresina.
O corregedor eleitoral, Ricardo Gentil Eulálio, afirmou que a capital conta com uma estrutura policial robusta e que, por isso, a necessidade de tropas federais deve ser reavaliada. “Estamos revisando a situação. Em Teresina, onde temos as sedes das polícias Militar e Civil, não vemos essa necessidade”, destacou.