O engenheiro Antonio Santana, que acompanha o prefeito eleito Silvio Mendes, destacou que nova gestão de Teresina terá desafios para reconstruir o sistema de transporte público de Teresina. Ele afirmou que o processo não será imediato e exigirá esforços contínuos desde o primeiro dia de gestão. “A prioridade será restabelecer a confiança da população, tornando o transporte público confiável e rápido”, disse ele.
Para Antonio Santana a situação do transporte em Teresina é crítica, com um sistema que ele considera ter sido “destruído”. Ele vê o número de ônibus em circulação na cidade é inferior à metade do necessário, o que tem gerado prejuízos significativos para os cidadãos, mencionou ainda relatos de linhas com intervalos de até 180 minutos, forçando os usuários a buscarem alternativas de transporte.
A quantidade insuficiente tem se refletido na precária qualidade do serviço, algo que também se repete em outras grandes metrópoles, enfatizou que a administração municipal tem como uma das ações emergenciais a reunião com as empresas de transporte, com o objetivo de discutir a possibilidade de ampliar a oferta de veículos e melhorar o serviço à população.
Santana concluiu que, além das questões financeiras, como as dívidas da prefeitura, a nova gestão trabalhará para garantir que as melhorias no sistema de transporte não sejam adiadas.