Hoje (02), a Justiça Eleitoral oficializou as candidaturas de Lourdes Melo (PCO), Francinaldo Leão (PSOL) e Santiago Belizário (União Popular) para a Prefeitura de Teresina. As aprovações foram realizadas pela juíza Júnia Maria Feitosa Bezerra Fialho, da 1ª Zona Eleitoral, que confirmou que todos os requisitos necessários para a candidatura foram devidamente cumpridos.
Além dessas candidaturas, foram também deferidas as candidaturas de Fábio Novo (PT), Silvio Mendes (UB), Dr. Pessoa (PRD), Tonny Kerley (Novo), Telsírio Alencar (Mobiliza) e Geraldo Carvalho (PSTU). Dessa forma, todos os concorrentes à Prefeitura de Teresina foram oficialmente aceitos para disputar as eleições.
No que diz respeito aos candidatos a vice-prefeito(a), até o momento, as candidaturas de Dara Neto (UP), Dr. Paulo Márcio (MDB), Gervasio Santos (PSTU), Jeová Alencar (Republicanos), Juliana Macêdo (Mobiliza), Ricardo Bandeira (Avante) e Wallace Miranda (Novo) também foram aprovadas pela Justiça Eleitoral.
O que faz um prefeito
O prefeito é o chefe do Poder Executivo municipal e tem a responsabilidade de gerir a cidade, implementando políticas públicas, zelando pelos serviços essenciais como saúde, educação, e infraestrutura, e buscando o desenvolvimento econômico e social do município. Em uma capital, essa função ganha ainda mais relevância, dado o impacto direto nas condições de vida de um grande número de habitantes e na representação da cidade no cenário estadual e nacional. Já o vice-prefeito atua como substituto do prefeito em suas ausências e colabora na administração, podendo assumir responsabilidades específicas delegadas pelo titular.