O Tribunal de Justiça do Piauí em parceria com o Nusa vem promovendo mudanças em hábitos simples para a redução do impacto de suas atividades no meio ambiente.
Por Luis Fernando Amaranes | Publicado em 27/10/2020 às 15H51
O Tribunal de Justiça do estado Piauí (TJ-PI) encerrará no dia 14 de dezembro, a distribuição de copos descartáveis para água em todos os setores do Poder Judiciário piauiense. Com a alternativa de sustentabilidade, serão distribuídos copos de fibra de coco para servidores, magistrados, comissionados, auxiliares e estagiários do TJ-PI e para o público externo e jurisdicionados, serão entregues copos de papel ecológico.
A nova medida tem como principal objetivo amenizar os sérios problemas causados ao meio ambiente por descartes de embalagens descartáveis na natureza. Essas ações já estão sendo desenvolvidas em diversos tribunais de todo o Brasil.
A medida de sustentabilidade será coordenada pelo Núcleo de Gestão Socioambiental (Nusa). Em entrevista ao Portal Folha Expressa, a coordenadora do Nusa, Mônica da Paz Higino Reis, explica essa nova adaptação que apresenta um baixo impacto ao meio ambiente.
“O copo de papel é uma alternativa interessante ao uso de copos descartáveis, altamente poluentes, por apresentarem um baixo impacto ao meio ambiente. O copo de papel não deixa qualquer resíduo no ambiente, pois sua composição conta com fibras de fácil decomposição”, explica a coordenadora.
Com essa alternativa, o Tribunal de Justiça oferecerá canecas de fibra de coco para servidores, magistrados, comissionados, auxiliares e estagiários que assim optarem por utilizá-las. Para os jurisdicionados e visitantes, serão oferecidos copos ecológicos, de papel, sendo instalados suportes próximos aos bebedouros.
Sustentabilidade
Em todo o mundo, estima-se que são consumidos cerca de 100 milhões de toneladas de materiais plásticos, sendo que 80% são descartados em aterros sanitários, facilitando a poluição ambiental e morte de animais.
Neste caso, a implementação e a utilização de copos ecológicos vêm se tornando uma importante aliada na luta contra problemas ambientais. Conhecido como ecopo, o produto que se decompõe em até 15 meses, já o plástico demora até 400 anos. E é baseado no conceito dos três R’s, que visam reduzir, reciclar e reutilizar, permitindo assim contribuir para a diminuição da quantidade de lixo em aterros.
O copo é feito com papel proveniente de madeiras de reflorestamento, produzido com 100% de fibras virgens e dispensa o uso de produtos químicos. Na sua composição ainda são utilizados 87% de celulose e 13% de polietileno biodegradável.
O tamanho também colabora para evitar o desperdício de água. Quem o vê pela primeira vez pode sentir um pouco de insegurança, já que o copo ecológico parece um envelope e precisa ser montado manualmente. No entanto, o material é resistente e impermeabilizado internamente, o que permite beber qualquer tipo de líquido.
A embalagem em envelope, aliás, é uma tática para ocupar menos espaço na hora do armazenamento e transporte. Dessa forma, há, também, a diminuição da quantidade de gases poluentes emitidos durante o transporte, já que com mais espaço, menos viagens são necessárias.
Discussão sobre este post