A vereadora e protetora independente Thanandra Sarapatinhas apresentou uma indicação para a criação da Coordenação Municipal de Bem-Estar Animal, em Teresina. A proposta foi protocolada na terça-feira (17) na Câmara Municipal.
Para a Thanandra Sarapatinhas, a criação desta coordenadoria será fundamental para o controle populacional de animais domésticos, recolhimento de bichos que estejam em situação de perigo, fomento para campanhas de vacinação e monitoramento de boas práticas de convivência.
Conforme o projeto apresentado, entre as principais atribuições da coordenadoria está a fiscalização da apuração de denúncias de maus-tratos e agressões a animais.
Outra frente de atuação da pasta será no encaminhamento de animais suspeitos de zoonoses para coleta de exames e observação na Gerência de Zoonose, com fornecimento de tratamento e suporte do animal resgatado durante o período de observação, além de estabelecer e executar planos de ação referentes aos programas de bem-estar animal.
“Só vamos conseguir fazer alguma coisa no sentido de coibir situações lamentáveis, a que os animais são constantemente expostos, vítimas de atos de crueldade e maus-tratos, através de políticas públicas que sejam sólidas, que venham para ficaram e serem fortalecidas. Qualquer outra coisa é o mesmo que enxugar gelo. Então, espero conseguir o apoio para termos um espaço na nossa cidade que tenha esse olhar voltado para os animais”, declarou a parlamentar.