Teresina se destaca como a cidade com o maior número de denúncias eleitorais no Piauí, conforme dados atualizados nesta quarta-feira (2). Desde o início da campanha eleitoral em 16 de agosto, a capital registrou 56 queixas através do aplicativo Pardal, uma ferramenta que permite à população fiscalizar a conduta de candidatos e partidos.
Em segundo lugar, Parnaíba registrou 51 denúncias, enquanto Cabeceiras do Piauí ocupa a terceira posição, com 43 queixas. No total, o estado contabiliza 487 comunicações de atos irregulares relacionados às campanhas, sendo que a maioria das denúncias envolve candidatos a Prefeituras, seguidos por concorrentes ao Legislativo.
As queixas são predominantemente relacionadas a propaganda eleitoral irregular na internet, omissões de informações obrigatórias e o uso indevido de bens públicos. O aplicativo Pardal está disponível gratuitamente nas lojas de aplicativos para Android e iOS, e, para denunciar, é necessário fornecer alguma comprovação da irregularidade, como fotos ou vídeos.