O prefeito eleito de Teresina, Silvio Mendes (União Brasil), convocou uma reunião para esta segunda-feira (2) com os futuros secretários. O objetivo é definir metas e prazos para execução de projetos a partir de 2025. Mendes destacou a importância de cumprir regras com responsabilidade e enfatizou o papel da população no acompanhamento das ações da prefeitura.
Entre as prioridades da gestão, Mendes pretende enxugar a máquina pública e acelerar processos com o uso da tecnologia. Ele citou como exemplo a liberação de alvarás e agendamentos de consultas.
A equipe de transição já identificou contratos e licitações com valores altos firmados pela atual gestão. Mendes mencionou que o Tribunal de Contas acompanha os casos, incluindo um contrato de R$ 283 milhões para ensino de inglês, considerado inoportuno diante das dificuldades no ensino básico.
Além disso, o prefeito eleito planeja enviar à Câmara um projeto de reforma administrativa ainda este ano. A proposta prevê a extinção de sete secretarias e a criação de duas novas pastas, resultando na eliminação de 301 cargos e uma economia estimada em quase R$ 1 milhão por mês.