Em um cenário eleitoral cada vez mais dinâmico, dois candidatos a prefeito, um a vice-prefeito e seis vereadores no Piauí já desistiram de suas candidaturas para as eleições de 2024. De acordo com as informações do DivulgaCand, atualizadas até a manhã desta segunda-feira (26), o estado registra um total de 8.913 candidaturas, com 228 já aprovadas, duas rejeitadas e em recurso, além de 10 desistências e o falecimento do vereador Adelmar Nonato (PSD), que faleceu devido a um choque elétrico.
As desistências incluem Edilene Alves (MDB) de Demerval Lobão e Idevaldo Ribeiro (Progressistas) de Várzea Branca, que renunciaram às suas candidaturas à prefeitura. No caso da vice-prefeitura, Marcos Almeida (Progressistas), ex-prefeito de Palmeirais, também retirou sua candidatura, sendo substituído por outro nome que ainda não foi registrado.
Em Demerval Lobão, Fernando Alves (MDB) foi indicado como substituto de Edilene, mantendo a vice professora Eline (PT). Eles enfrentarão Júnior Carvalho (PP) e o delegado César (PDT). Em Várzea Branca, Idevaldo Ribeiro foi substituído por Dr. Álvaro (PSD), com Eliete Reis (PSD) permanecendo como vice. A disputa agora é contra Nonatinho (PT) e Kleynston Luis (MDB).
Além disso, seis candidatos a vereador desistiram em municípios como Cocal de Telha, Corrente, Miguel Alves, Monsenhor Hipólito, Nazária e Pimenteiras.