O governador Rafael Fonteles (PT) conduziu nesta segunda-feira (27), uma reunião de monitoramento das ações desenvolvidas pela Secretaria das Cidades (Secid). A pasta tem a meta desafiadora de alcançar o índice de 75% das vias urbanas pavimentadas, nos 224 municípios piauienses. No encontro, o governador e a secretária Maria Vilani ajustaram o planejamento e definiram prioridades.
“É meta do plano de governo: todas as cidades do Piauí tendo, pelo menos, 75% das vias com pavimentação poliédrica (calçamento) ou asfáltica. A execução contará com a participação de outras secretarias”, disse o governador.
A meta tem prazo de 4 anos para ser alcançada. Um dos esforços da Secid no momento, é finalizar o levantamento da necessidade de cada município. Alguns já ultrapassaram a meta. Outros, porém, ainda são carentes nesta área.
“Meta dada é meta cumprida. Todos os municípios terão pelo menos 75% de mobilidade, executados até o final dos quatro anos de governo de Rafael”, cravou Vilani.
A Secretaria das Cidades cuida também da urbanização nos municípios piauienses, com destaque para a mobilidade urbana, que inclui a construção de praças, pistas de caminhada, áreas de lazer, entre outros equipamentos. É atribuição da Secid, ainda, cuidar do saneamento básico.
“O Estado tem a função de coordenar esta política, que é executada pelos municípios. Com o apoio do governo, todos os municípios terão o plano municipal de saneamento”, acrescentou Fonteles.
O Secretário do Planejamento, Washington Bonfim, participou da reunião. A Seplan presta suporte à Secid, para cumprimento das metas estabelecidas pelo governador.
* com informações do cidade verde pi