O governador do Piauí, Rafael Fonteles (PT), lançou oficialmente a Conferência Internacional de Tecnologias das Energias Renováveis (Citer), marcada para ocorrer de 3 a 5 de junho de 2024, no Centro de Convenções de Teresina. Este evento, de acordo com Rafael, será a primeira conferência internacional do Brasil sobre o tema, com a chancela do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), e terá como foco central “As Tecnologias das Energias Renováveis no Contexto da Transição Energética Global Justa e Sustentável”.
Durante a cerimônia de lançamento, foi assinado um memorando de entendimento (MOU) entre o Governo do Piauí, o PNUD e o Instituto de Cooperação Internacional para o Meio Ambiente (ICIMA), com o propósito de fomentar o diálogo entre diversos setores da sociedade e promover o compartilhamento de conhecimentos sobre as mais recentes tecnologias e inovações, com destaque para o papel do hidrogênio verde na transição energética global.
O governador destacou que o objetivo da conferência é colocar Teresina e o Piauí no centro do debate global sobre energias renováveis.
“Teremos três dias de debates e ações intensas nessa linha das energias renováveis, que é uma vocação natural do estado. Será uma oportunidade para a nossa sociedade, empreendedores e governos aproveitarem para colocar, cada vez mais, o Piauí na vanguarda desse movimento global de transição energética, de mudança gradativa dos combustíveis fósseis para os combustíveis renováveis”, explicou.
Além da Citer, o governador ressaltou que o Piauí sediará outros eventos internacionais importantes em maio, como a segunda reunião presencial da Força-Tarefa do G20, com a presença de 52 delegações internacionais, a Campus Party, um evento de inovação tecnológica, e a grande conferência das Nações Unidas para Energias Renováveis, prevista para a primeira semana de junho.
A presidente da ICIMA, Ana Paula Rodrigues, enfatizou que a realização da conferência em Teresina é de suma importância, pois está alinhada com os objetivos do Governo do Estado de internacionalizar o Piauí e abrir novas oportunidades para o estado no cenário mundial. A Citer será um evento híbrido e gratuito, aberto para participação de interessados de todo o mundo.