O deputado estadual Francisco Limma declarou, durante um programa de rádio nessa quinta-feira (31) que o PT do Piauí pretende repetir, em 2026, a estratégia que garantiu a reeleição de Wellington Dias em 2018. O plano é lançar o governador Rafael Fonteles (PT) para um segundo mandato com um vice também do PT, em vez de indicar um nome de aliados.
Este formato tem como objetivo garantir a continuidade do partido no governo caso Fonteles decida concorrer ao Senado. “Foi com essa estratégia que conseguimos eleger Rafael em 2022”, afirmou Limma.
O partido já discute internamente essa formação de chapa e avalia nomes que possam compor o grupo para a tentativa de reeleição de Fonteles. Limma destacou a popularidade e aprovação de Rafael no governo, mas ressaltou a necessidade de fortalecer laços com movimentos sociais para aumentar o apoio. Com essa possível chapa pura, o PT busca uma indicação direta para o cargo de vice.
Limma aponta que o perfil ideal do novo vice deve ser de um parlamentar atuante, como um deputado ou vereador.
Entre os nomes cogitados para essa renovação, Limma mencionou o vereador João Pereira, o deputado estadual Dr. Vinicius, Florentino Neto e Francisco Costa, ambos da bancada federal, e o deputado Fábio Novo, que já presidiu o PT estadual. Ele destacou que os novos líderes do partido precisam focar na renovação, em uma comunicação eficaz e no envolvimento com a juventude, importante entre os novos filiados.