O PSOL Teresina anunciou seus pré-candidatos à prefeito e vice-prefeito de Teresina durante uma Conferência Eleitoral realizada nesse domingo (21) no Plenarinho da Câmara Municipal. Francinaldo Leão e Maria Lúcia foram escolhidos como a chapa representante do partido, e agora seus nomes serão submetidos à Federação Psol-Rede para aprovação final.
Duas chapas foram inscritas para a deliberação na Conferência Eleitoral do Diretório Municipal. A primeira, composta por Gisvaldo Oliveira e Cyntia Falcão, e a segunda, liderada por Francinaldo Leão e Maria Lúcia.
Dos 15 membros da Direção Municipal da Federação que tinham direito a voto, dez estiveram presentes durante a deliberação. Eles optaram por enfatizar a construção de um “programa eleitoral de defesa do direito à cidade popular, democrática, inclusiva e periférica”.
Francinaldo Leão, nascido em Porto, Piauí, em julho de 1975, tem uma trajetória marcada por experiências na periferia de Teresina. Desde sua adolescência, ele tem sido ativo em questões como moradia, educação e saúde, tendo iniciado sua participação no movimento comunitário aos 20 anos.
Maria Lúcia de Oliveira, por sua vez, é uma moradora da zona norte de Teresina, com origens ligadas à vida ribeirinha e familiar. Ela é presidente e fundadora do Centro de Defesa Ferreira de Sousa, uma associação de moradores na região do São Joaquim. Além disso, ela está envolvida em organizações como a Rede de Mulheres das Matas e das Florestas (REMAF), que promove o protagonismo feminino na defesa de territórios.
As prioridades de Maria Lúcia incluem o fortalecimento do movimento comunitário, a luta contra o racismo e a defesa da religiosidade de matriz africana.