Na manhã desta segunda-feira (25), na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), foi realizada, sessão solene em homenagem à passagem do Dia do Artesão, comemorado dia 19 de março. A proposta é de autoria do deputado estadual Dr.Marcus Vinícius Kalume (PT).
No Piauí, são mais de cinco mil artesãos cadastrados no Sistema de Informações Cadastrais do Artesanato Brasileiro (SICAB), o estado conta com uma classe importante que preserva a cultura local, gera renda para muitas famílias e promove o desenvolvimento econômico e social das comunidades.
De acordo com o autor do projeto , “A arte santeira é uma das expressões artísticas mais valiosas e encantadoras que conhecemos. Contamos com mais de 5000 mil artesãos cadastrados em nosso estado e é inegável o impacto positivo que eles têm em todo o Piauí, não apenas na preservação da cultura mas também na geração de renda de muitas famílias. Para muitos deles o artesanato é mais que uma profissão, é uma paixão que sustenta suas vidas e a economia local”, afirmou.
Raimundo Ferreira Lima, artesão conhecimento popularmente como Mestre Dim, afirmou que já esteve em outros países representando o Piauí e o Brasil.
“Atualmente temos apoio mas precisamos de mais. Agradecemos essa nova diretoria que está aí, procurando nos incentivar, ouvindo nossas necessidades. Hoje nós temos nossa carteira e podemos participar de todas as feiras do Brasil”, concluiu.