A Câmara de Teresina aprovou nesta terça-feira (18), em segunda votação, Projeto de Lei de autoria do vereador Evandro Hidd (PDT) que obriga a instalação de câmeras de monitoramento de segurança nas Unidades Básicas de Saúde, Hospitais e demais estabelecimentos de saúde de atendimento público de Teresina. A matéria agora segue para sanção do Executivo municipal.
De acordo com o Projeto de Lei, cada Unidade Básica de Saúde, Hospital e demais estabelecimentos de saúde de atendimento ao público deverão ter câmeras de segurança em todas as suas áreas de acesso, corredores e principais instalações internas, com o equipamento contendo recurso de gravação de imagens.
As unidades de saúde situadas em áreas de maiores índices de violência deverão ter prioridade na implantação dos equipamentos, que deverão ter também recurso de gravação de imagens. “Vivemos tempos difíceis, de muita insegurança, e o objetivo principal deste Projeto de Lei é garantir a integridade e a segurança dos funcionários e pacientes que frequentam esses locais”, destacou o parlamentar.
Para o vereador, a instalação dos equipamentos de segurança além de ser um modo de desestimular a ação de agentes delituosos nos núcleos de saúde, servirá também para elucidar e apurar delitos praticados nas cercanias, auxiliando, assim, o trabalho policial.
Fonte: Câmara Municipal de Teresina