O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias (PT-PI), comemorou o aumento no número de estudantes de escolas públicas que concluíram o ensino médio e se inscreveram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. Dias atribui o resultado ao Programa Pé-de-Meia, criado para incentivar a permanência e a participação dos alunos no exame.
Nas redes sociais, Wellington Dias destacou o impacto do programa com a postagem “Olha o Pé-de-Meia fazendo a diferença! #EfeitoLula”, celebrando a alta taxa de participação. O Programa Pé-de-Meia foi lançado neste ano com o objetivo de oferecer um incentivo financeiro aos alunos do 3º ano do ensino médio, garantindo apoio para a conclusão dos estudos e motivando a inscrição no Enem.
O incentivo de R$ 200 é depositado na conta do Pé-de-Meia dos estudantes que se inscrevem e participam dos dois dias de prova do Enem, que acontecem nos dias 3 e 10 de novembro. Além do auxílio, o programa também funciona como uma poupança para ajudar os jovens a darem os primeiros passos após o ensino médio.
Segundo Dias, a iniciativa fez o percentual de inscritos no Enem subir de 58% para 94%, resultando em aproximadamente 1,66 milhão de alunos engajados com a possibilidade de um futuro acadêmico. “O programa é um impulso para que jovens de baixa renda sonhem com um futuro melhor”, afirmou o ministro.