O presidente do Partido Liberal (PL), Valdemar Costa Neto, assegurou nesta sexta-feira (18) que o ex-presidente Jair Bolsonaro será candidato nas eleições presidenciais de 2026. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Valdemar enfatizou que, apesar de estar inelegível atualmente, Bolsonaro continuará como a principal liderança da direita.
Segundo Valdemar, o ex-presidente está inelegível “por enquanto”, mas isso não será um impedimento permanente. “Bolsonaro é o maior representante da direita mundial. Eles acham que, por estar inelegível agora, ele não será candidato, mas Bolsonaro será o nosso candidato”, afirmou.
Bolsonaro foi declarado inelegível até 2030 junto com seu vice de campanha em 2022, o general Walter Braga Netto. A decisão foi tomada em outubro de 2023, após o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) condenar ambos por abuso de poder político e econômico durante um evento oficial do governo em 7 de setembro de 2022. A Corte considerou que Bolsonaro utilizou o desfile da Independência como plataforma para promover sua candidatura à reeleição.
Mesmo com essa condenação, Valdemar não acredita que o cenário esteja definido. Ele mantém a confiança de que Bolsonaro retornará ao cenário político como candidato.
Vale lembrar que a defesa do ex-presidente e de Braga Netto ainda tenta reverter a decisão no Supremo Tribunal Federal (STF), após o TSE ter negado recursos anteriores.