A presidente da Caixa Econômica Federal, Maria Rita Serrano, criticou a alta dos juros mantida pelo BC (Banco Central). Em entrevista ao jornal O Globo, publicada hoje, a economista afirmou que a taxa Selic a 13,75% ao ano “traz um problema ainda maior para a Caixa”. Segundo Serrano, os bancos concorrentes têm vantagem nesse cenário de juros altos por investirem no mercado financeiro.
Ja Caixa, por ser um banco social, tem que investir em crédito, a gente vem tendo restrições em algumas operações porque precisa orçamento para isso. A taxa de juros muito alta penaliza mais a Caixa e os clientes.
Questionada se endossava as críticas do presidente Luís Inácio Lula da Silva à alta da Selic, Serrano disse que a taxa está “muito alta” e lembrou que uma das funções do BC é olhar para a geração de empregos. Não falo com relação ao presidente do BC, mas a política de definição da taxa de juros é algo que precisa ser olhado com mais atenção porque você acaba agudizando a crise econômica.
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, disse ontem, durante o programa Roda Vida (TV Cultura), que a instituição foca no bem-estar social ao explicar por que a taxa de 13,75%. A nossa agenda toda do Banco Central é [pensando] no social. Então, a gente acredita que é possível fazer fiscal junto com o bem-estar social. Mas a gente acredita que é muito difícil ter bem-estar social e inflação descontrolada porque a inflação é um imposto que afeta muito a classe média baixa.”
* com informações da uol