Durante a abertura da 23ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, o presidente Jair Bolsonaro disse nesta terça (26), ao informar sobre o envio de fertilizantes da Rússia para o Brasil, que esses insumos garantem a sobrevivência do agronegócio e a segurança alimentar deste e de outros países, para os quais a produção brasileira é exportada.
“Quando estive, há poucas semanas, na Rússia tratando de fertilizantes, momentos antes do ataque ao país vizinho, fomos lá lutar por interesses do Brasil, porque não sobreviveremos sem fertilizantes” disse Bolsonaro.
Segundo Bolsonaro, “nosso agronegócio é nosso orgulho e não é apenas questão de divisas para o Brasil ou representar por volta de um quarto para o nosso PIB [produto interno bruto], é a nossa segurança alimentar”.
”Vejam também a importância para o Brasil. Há poucos dias recebi a representante da Organização Mundial do Comércio (OMC) [a nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala] e ela me disse que as consequências da guerra e da pandemia estão se fazendo presentes no mundo todo, como inflação e falta de alimentos. Eu disse que o Brasil não tem como exportar mais por falta de estoques no Brasil, mas pedi para ela, dada a influência que ela tem junto ao mundo, que não permitisse que o fluxo de fertilizantes não fosse cortado, não só no Brasil, mas para o mundo, bem como que o preço não subisse”, finaliza o presidente.