Com a aproximação das Eleições Municipais de 2024, que ocorrerão daqui a cinco meses e meio, mais de 2.6 milhões de eleitores piauienses se preparam para escolher os ocupantes dos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador em 224 municípios utilizando urnas eletrônicas.
A Justiça Eleitoral reforça que os eleitores que possuem pendências devem regularizar sua situação até o dia 8 de maio, prazo final para solicitar o primeiro título (alistamento), corrigir ou atualizar dados cadastrais (revisão) ou transferir seu domicílio eleitoral (transferência), entre outros procedimentos.
Após essa data, o cadastro eleitoral será fechado para geração dos cadernos de votação e preparação do cadastro eleitoral para o pleito, restando apenas a emissão da 2ª via do documento.
De acordo com a Lei das Eleições, nenhum requerimento de inscrição eleitoral ou de transferência pode ser recebido nos 150 dias antes da votação, que está marcada para o dia 6 de outubro. Portanto, os eleitores têm cerca de 20 dias para regularizar sua situação.
Procedimentos para Regularização do Título:
Os eleitores que já possuem biometria coletada (digitais, foto e assinatura) têm a opção de solicitar a regularização de sua situação de forma online no site do TRE-PI (www.tre-pi.jus.br > Título NET – Autoatendimento Eleitoral) até o dia 8 de maio, sem precisar enfrentar filas.
Para aqueles que não têm biometria coletada, o atendimento presencial em um Cartório Eleitoral ou unidade de atendimento da Justiça Eleitoral é necessário.