Nessa quinta-feira (04), foi aprovado, durante sessão extra, na Câmara Municipal de Teresina, a implementação do Setembro Vermelho no calendário municipal. O projeto de lei, de autoria do vereador Dudu Borges (PT), tem como objetivo aumentar a conscientização sobre as doenças cardiovasculares no município de Teresina. O projeto foi aprovado de forma unânime pela Casa.
Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil, a cada dois minutos morre uma pessoa devido a uma enfermidade cardiovascular. A incidência entre o público mais jovem vem aumentando consideravelmente. A situação se agrava, pois, poucas pessoas sabem reconhecer os sintomas de um infarto – cerca de 2% dos brasileiros. Estilo de vida, sedentarismo, tabagismo, estresse, hipertensão arterial e diabetes formam o pacote dos principais fatores causadores da doença.
O autor da proposta, falou sobre os desafios da doença para saúde pública. “As doenças cardiovasculares, incluindo o acidente vascular cerebral (AVC), constituem um desafio significativo para a saúde pública mundial. Essas condições afetam milhões de pessoas, ocasionando sofrimento humano, custos econômicos elevados e impactos adversos na qualidade de vida”, explicou o vereador Dudu.
De acordo com o projeto, devem ser promovidas palestras em espaços públicos, com a distribuição de material informativo e a realização de campanhas educativas sobre a prevenção de doenças cardiovasculares.