O número de mulheres eleitas no primeiro turno das eleições municipais caiu pela metade de 2020 para 2024. O 1° dia de votação nas cidades brasileiras ocorreu neste domingo (6). Ao todo, 15 capitais ainda terão uma disputa para prefeitura no segundo turno, que acontece no próximo dia 27 de outubro.
Em 2020, 9.964 mulheres foram eleitas para prefeitas ou vereadoras no primeiro turno. Já neste ano, somente 4.827 venceram seus pleitos, uma queda de 48,4% em apenas um período eleitoral. A queda foi maior para o cargo de vereadora. 9.298 candidatas venceram nas últimas eleições municipais. Em 2024, apenas 4.117 mulheres foram eleitas, o que representa uma diminuição de 55%.
Já para o cargo de prefeita, houve aumento no número de mulheres eleitas: 666 prefeitas em 2020 contra 710 neste ano, um crescimento de 6,6%. Mesmo com o aumento em relação ao total de municípios, nenhuma mulher foi eleita prefeita em nenhuma das capitais no primeiro turno. Porém, sete candidatas seguem na disputa no próximo dia de votação.
A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, lamentou a derrota parcial das mulheres nas capitais estaduais. “Fico triste em ver que, em uma sociedade onde mais de 52% do eleitorado e da população brasileira são compostos por mulheres, ainda somos tão poucas no cenário da participação política”, afirmou.
A declaração foi feita durante coletiva de imprensa neste domingo (6), após o término do pleito.