A inauguração aconteceu no início da noite dessa segunda-feira (07), em Teresina. O evento contou com a presença de várias personalidades do Piauí, como por exemplo, o Ministro do STF, Kássio Nunes e do governador do estado, Wellington Dias.
Por Luis Fernando Amaranes e Kryssyno Oliveira | Publicado em 07/12/2020 às 19H36
(Atualizada às 23H50).
A nova sede do Tribunal de Justiça do estado do Piauí (TJ-PI) foi inaugurada no início da noite desta segunda-feira (07). O evento contou com a participação do presidente do poder judiciário, Desembargador Sebastião Ribeiro Martins, do Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Kássio Nunes Marques, do prefeito de Teresina, Firmino Filho e do governador, Wellington Dias, além de outras personalidades piauienses. A nova sede fica localizada na Avenida Padre Humberto Pietro Grande, na Zona Sudeste de Teresina.
Durante a cerimônia, o ex-presidente do TJ-PI, desembargador Erivan Lopes, destacou a importância da inauguração do prédio.
“Enquanto estive a frente da presidência do Tribunal de Justiça do Piauí, fizemos uma campanha de reestruturação física do poder judiciário. Foram mais de 17 obras em todo o Piauí, como por exemplo, nos municípios de Picos e Parnaíba. Reconhecemos a história do prédio antigo, mas era preciso resolver para oferecer melhores condições de trabalho para os servidores e mais conforto para os cidadãos.O Governo do Piauí, doou o prédio para o poder judiciário piauiense, como o novo Cartão postal de Teresina. Essa obra mostra a continuidade das gestões no judiciário”, disse o desembargador.
O novo prédio é investimento de mais de R$ 55 milhões, com recursos próprios do Tribunal em parceria com a Modernização e Reaparelhamento do Poder Judiciário do Piauí (Fermojupi).
“É com imensa alegria para mim, como presidente, para os magistrados e para a sociedade piauiense, que estamos inaugurando essa nova sede do Poder Judiciário Piauiense. É uma sede moderna, sustentável, cuja obra foi iniciada ainda na gestão do desembargador Erivan Lopes, em 2018. Esse prédio dará melhores condições de atuação para desembargadores, juízes, servidores, promotores, defensores, advogados, além de oferecer mais conforto ao jurisdicionado e maior racionalidade ao uso dos recursos do Tribunal”, comentou o desembargador Sebastião Ribeiro Martins. Hoje celebramos uma data histórica, porém são 129 anos de existência. Não basta ser um prédio de luxo, temos que assegurar o direito do cidadão piauiense. Em 2021, nosso principal objetivo é de um Tribunal de Justiça do Piauí 100% digital”, comentou o desembargador Sebastião Ribeiro Martins.
O governador Wellington Dias, parabenizou a nova obra e destacou que a partir de agora, o Tribunal de Justiça poderá trabalhar com uma melhor estrutura.
“Aqui eu destaco a nova sede do Tribunal de Justiça, mas também quero coroar a inauguração em outras cidades, acompanhei a inauguração em Picos, a inauguração em Bom Jesus e em outras regiões do Piauí. O Judiciário do Piauí trabalhou naquele prédio que tinha problemas com o estacionamento, tinha problemas com o acesso e agora pode trabalhar com uma boa estrutura, um dos melhores tribunais de Justiça do Brasil”, ressaltou.
Nova sede
Nesta primeira etapa de construção, foram licitados o edifício-sede e o novo prédio administrativo, além de subestação, guaritas e lixeira, somando uma área de 13.170m². Posteriormente serão licitadas as obras da Corregedoria Geral da Justiça, Escola Judiciária e auditório. A nova sede contará com o maior painel de energia solar urbano do estado e estacionamento com 700 vagas.
O edifício-sede abrigará quatro Câmaras para atender as Secretarias Cíveis e Criminais, 22 gabinetes para os desembargadores, Plenário e demais setores ligados à Presidência. No prédio administrativo serão localizadas as Secretarias, Superintendências, Coordenadorias, Assessoria de Comunicação, Gráfica, dente outros setores.
História
Esta será a terceira sede própria do Tribunal de Justiça do Piauí, criado no ano de 1891. A primeira sede, foi instalada em 1926 no prédio hoje ocupado pelo Museu do Piauí, no Centro de Teresina. Em 1975, foi construído, durante a gestão do ex-governador do Piauí Alberto Silva, o atual Palácio da Justiça, na Praça Edgar Nogueira, Centro Cívico.
Flash: Kryssyno Oliveira
Discussão sobre este post