O presidente Lula (PT) pediu hoje que os ministros articulem um plano de investimentos focado em infraestrutura para que a economia e o PIB (Produto Interno Bruto) voltem a crescer.
Na abertura da reunião ministerial no Palácio do Planalto nesta manhã (10), Lula cobrou, em tom bem-humorado, que os ministros tivessem “criatividade” em suas pastas. Este é o segundo encontro de alinhamento com todos os ministérios presentes.
A gente não pode aceitar ideia de que o PIB não vai crescer porque alguém disse. Nós vamos fazer o PIB crescer porque vamos gerar emprego com as pequenas coisas. […] Não dá para a gente achar que o gostoso nesse país é guardar dinheiro. Dinheiro bom é dinheiro transformado em obras, em qualidade de vida, em saúde, educação e, sobretudo, emprego, que é o que dá dignidade ao povo brasileiro.
“Lula, em reunião ministerial O que ele disse? Lula afirmou que reunião marca o “começo de verdade do nosso mandato”; Ele se disse orgulhoso da equipe que montou e pediu criatividade aos ministros para que o orçamento limitado não impeça o desenvolvimento;
Presidente também sugeriu uma reformulação do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), com uma possível mudança de nome. O restante da reunião acontecerá a portas fechadas e deverá durar até o começo da tarde, com exposição de cada um dos ministérios sobre avanços e desafios nas suas áreas. Depois, Lula deverá fazer considerações sobre as falas.
A reunião de alinhamento é parte do plano que o governo tem feito para mostrar resultados na marca dos 100 primeiros dias de gestão, a serem completados no início de abril. Lula tem deixado claro que quer mostrar resultados o quanto antes, dada a confiança eleitoral estabelecida no ano passado.
Essa reunião é o começo de verdade do nosso mandato. Estivemos passando por uma preparação, cada um montou seu ministério, com dificuldade de alocar pessoas, muita gente demorou mais de um mês para montar. Agora, a gente começa de verdade o campeonato.”
Previsão é que PIB cresça 0,85% neste ano A perspectiva é do boletim Focus, publicado pelo Banco Central, com base em análises do mercado financeiro; Em 2022, a economia brasileira avançou 2,9%.
*com informações da uol