O Ministério Público do Piauí, por meio da Promotoria de Justiça de São Pedro do Piauí, entrou com mais uma ação contra João de Deus Ribeiro dos Santos, ex-prefeito de Agricolândia, acusando-o de desvio de recursos públicos. A ação pede que o ex-gestor devolva ao município o valor relacionado a irregularidades em sua administração até o final de 2012.
De acordo com o Ministério Público, foi realizada uma investigação que apontou que João de Deus recebeu verbas de um convênio, mas não executou os serviços previstos, causando prejuízos aos cofres públicos.
O Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI) identificou problemas no Convênio nº 0293/2010, firmado entre a Secretaria de Educação do Estado (SEDUC-PI) e a prefeitura de Agricolândia, que tinha o objetivo de garantir o transporte escolar dos alunos. Segundo o TCE-PI, o ex-prefeito deixou um débito de R$ 97.661,41 por conta das falhas na prestação de contas.
Agora, o Ministério Público pede que o ex-prefeito seja obrigado a devolver o valor atualizado de R$ 98.415,86, ou o valor que for calculado durante o processo, além dos juros e correção monetária.